segunda-feira, agosto 04, 2014

1º MERCADO VINTAGE de Porto Alegre.

Uma feira nova, uma feira diferente.
Só brechós - Só vintage - Só moda de época.
Sustentável e com estilo!
Maria Ines Teixeira

"Vintage" é um termo que adquiriu um novo significado para além do seu uso original. O termo é uma combinação de Vint (da videira) e age (tempo de criação). Este termo é usado na indústria do vinho para indicar a data de um vinho de colheita.

O uso de "vintage" foi modificado por colecionadores para dizer velho, como um carro vintage, ou roupa vintage. Este alargamento do conceito é usado para significar "original, mais velho".

As roupas vintage são peças antigas, clássicas, em outras palavras, se você tem uma roupa, acessórios ou objeto que pertenceu a seus antepassados e que não sofreu alteração, ela pode ser denominada Vintage. A moda "pin-up" dos anos 50 e 60 (perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo) é um exemplo de "moda vintage". Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80/90 podem se enquadrar no conceito.

Desatando o nozinho entre Retro e Vintage: 
"Retro" é uma abreviatura de "retrospectiva", olhar para trás. Ele abrange todos os estilos, modos e costumes que prevaleciam em épocas passadas.
Uma descrição que une os dois conceitos: 
“Vintage” descreve um tempo, uma época no passado que inclui desde a década de 20 até os anos 80 (há quem já inclua os anos 90). “Retro” refere-se a copiar peças, objetos, roupas, isto é, reproduzir o Vintage no tempo atual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário